Entenda como o Employee Experience pode tornar a sua empresa mais lucrativa e próspera

Um novo tempo, uma nova era. As pessoas no centro de tudo e a experiência como fator chave de sucesso para atrair e reter talentos.  Employee Experience (Experiência do Empregado) no palco das estratégias de RH para atrair e reter talentos, para trazer inovação e maior produtividade para a companhia, para gerar um FIB (Felicidade Interna Bruta) positivo, ou seja, para fazer a diferença nos negócios.

Mas, como tudo isso funciona na prática? Como o Employee Experience (EX) – esse termo tão bonito em inglês – traz resultados para a companhia? Como implementá-lo para obter a melhor performance, não só para a área de Recursos Humanos (RH) mas para a companhia como um todo? 

As respostas para essas e outras perguntas sobre o tema você confere agora. 


Employee Experience (EX): o conceito

“Experiência é o conhecimento ou aprendizado obtido através da prática ou da vivência”. (Dicio – Dicionário Online de Português)

Quando este universo é trazido para o contexto corporativo, o conceito de experiência vinculasse a conexão criada entre empresa e colaborador. Refere-se a trajetória do indivíduo desde o contato como candidato até o fim do vínculo empregatício com a companhia.

“O Employee Experience é um dos fatores mais importantes ligados ao RH estratégico, já que está intimamente ligado ao DNA da empresa, seus valores, seu dia a dia. É, inclusive, fundamental para se obter um clima organizacional saudável”, conta Kleber Martins de Souza, Head de Negócios Digitais da Singulahr.

O Employee Experience também descreve cada fase do colaborador ao longo de sua jornada, seja ela para uma experiência incrível – um prêmio, uma promoção – como para a pior vivência de sua vida – quadro de burnout, por exemplo. Cada uma delas tem o poder de aperfeiçoar a experiência ou torná-la ainda mais insustentável. Ambos fatos interferem diretamente, não apenas na produtividade, como no estágio de motivação, engajamento, assim como a sua própria vontade de continuar na organização e concretizar grandes feitos ou não.

De acordo com o State of the Global Workplace: 2021 Report, 80% dos trabalhadores globais estão desengajados. Para Jacob Morgan, autor da obra The Employee Experience Advantage, não há sentido em investir apenas em ações pontuais de engajamento. Isso porque a origem dos problemas é a vivência negativa ao longo da trajetória. Dentro desse cenário, investir em ações de melhoria da experiência que solucionem as questões do dia a dia é a chave.

Vale destacar que três pontos são essenciais para fortalecer esse elo. São eles:

  • Ambiente físico: local de trabalho agradável, ergonômico, com infraestrutura arejada, segura e confortável;
  • Ambiente tecnológico: ferramentas adequadas para a atuação de cada função;
  • Ambiente cultural: atividades de integração e interação entre as pessoas, nas quais estimulam a troca entre líderes e colaboradores. 

Em resumo, Employee Experience trata-se de uma série de ações que, quando praticadas, fortalecem a relação entre empresa e colaborador.


Por que implementar Employee Experience (EX) na empresa?

“Em um mundo no qual o dinheiro não é o fator motivador primário para colaboradores, focar na experiência do colaborador é a vantagem competitiva mais promissora que uma organização pode criar”. Jacob Morgan (The Employee Experience Advantage)

Para começar, de acordo com a consultoria Gartner, implementar EX na jornada do colaborador é fundamental. Como mais de 90% das organizações focam o Customer Experience (CX) – Experiência do Consumidor – trabalhar para oferecer as melhores condições e vivências para quem é responsável por gerá-la – os colaboradores – é mais do que preciso, é questão de sobrevivência no mercado.

Segundo o artigo na revista Forbes por Denise Lee Yohn, EX não é apenas uma tendência, mas uma estratégia corporativa aplicada pela área de RH que veio para ficar. Em sua explanação, a autora destacou os seguintes pontos:

  • Novo RH: além dos processos burocráticos, tecnologia, comunicação corporativa, atender as demandas dos colaboradores, mostrar a preocupação com ele, capacitá-lo, dar acesso as ferramentas para seu desenvolvimento;
  • Festas e datas comemorativas: ambiente animado, espaço de descontração;
  • Employer branding: cuidar das experiências, das vivências do dia a dia dos funcionários;
  • Tratar os colaboradores como clientes: embora o EX tenha origem e inspiração no CS, a atuação é diferente, pois envolve uma proximidade bem maior, principalmente, vinculada a missão da organização e seu propósito.

Jaboc Morgan, em seu livro The Employee Experience Advantage também destaca que as organizações que oferecem uma experiência positiva aos seus colaboradores possuem:

  • 7x mais capacidade de inovar;
  • 40% menos de turnover;
  • 2x mais receita;
  • 7x mais facilidade para atrair talentos.

As análises do The Financial Impact of a Positive Employee Experience, relatório da IBM em parceria com a Globoforce, ainda apontam que as companhias que investem em EX obtém um Retorno sobre o Ativo (ROA) cerca de 3x maior do que as que investem pouco ou nada nesta área. Já ao tratar sobre a Margem de Lucro Operacional, as empresas que praticam EX alcançam o dobro das que não executam a ação.

Além disso, a Deloitte reforça que para aplicar de forma condizente o EX é preciso seguir alguns pontos:

  • Ferramentas para desenvolvimento mais rápido de pessoas;
  • Movimentação de maneira mais regular;
  • Promover ciclos contínuos de promoção;
  • Ferramentas tecnológicas para os funcionários para que gerenciem suas carreiras.

Então, oferecer uma maneira das pessoas terem experiências positivas e se sentirem felizes com o seu trabalho, com sua função, é extremamente benéfico e, inclusive, lucrativo para as organizações. 


Como aplicar o Employee Experience (EX)?

Como você já compreendeu a importância do EX, assim como os benefícios para todas as partes, colaboradores e empresa, está na hora de colocar a mão na massa e aplicá-lo. 

  1. Mapeie a jornada do colaborador

Do recrutamento, a entrega do currículo, a entrevista, a contratação e todas as fases seguintes, como admissão, integração, plano de desenvolvimento individual…são importantes e devem ser mapeados para compreender a trajetória do funcionário na empresa, assim como melhorar a sua experiência em cada ponto de contato.

  1. Implemente tecnologia 

A tecnologia é fundamental para automatizar processos e possibilitar maior engajamento com os colaboradores. Além das ferramentas de trabalho adequadas ao perfil e função de cada um (item fundamental), a IA, por exemplo, pode contribuir com o auxílio do atendimento, ajudando-os a inserir beneficiários no plano de saúde, a encaminhar um informe de rendimento para IR, assim como para sugerir cursos de desenvolvimento e mandar avisos importantes. Tudo isso torna a companhia mais próxima das pessoas, pois elas sentem que as suas demandas estão sendo atendidas.

  1. Impulsione o crescimento

De acordo com a pesquisa Great Place to Work (GPTW), o crescimento profissional figura em primeiro lugar como principal componente de um bom Employee Value Proposition (EVP), tendo sido citado por 46% dos colaboradores das melhores empresas. No índice de confiança da Robert Half, é o item mais importante, além da remuneração, para contratar pessoas em um processo seletivo, com quase o dobro de menções do que o pacote de benefícios (36% contra 19%). Ou seja, oferecer uma boa experiência passa por oferecer possibilidades de ascensão as pessoas. “Um exemplo disso é o mentoring, uma ferramenta da Singulahr, que cria conexões entre líderes e colaboradores, que coloca os craques da empresa de forma acessível para apoiar na carreira e o conhecimento dos demais funcionários. Tal aspecto favorece o crescimento dos empregados, além de reconhecer as estrelas da companhia por sua trajetória”, destaca Kleber Martins de Souza, Head de Negócios da Singulahr.

  1. Atue com People Analytics

É preciso compreender, além da jornada do colaborador, as suas necessidades. Por isso mesmo, a recomendação é atuar com People Analytics. Desta forma, você poderá analisar as diferenças de cada pessoa, bem como o seu desempenho na organização. Com os dados em mãos, você conseguirá traçar estratégias e criar ações mais assertivas para cada circunstância.

  1. Ofereça benefícios condizentes com o mercado

Além de investir em benefícios tradicionais, como vale transporte, vale refeição, plano de saúde etc., invista também em feedbacks constantes, possibilidade de trabalho remoto. Tudo isso é valorizado, inclusive, pelas gerações Y e Z.

  1. Crie um ambiente de trabalho saudável e agradável

Clima organizacional é atrativo, mas a parte física também é importante. Portanto, disponibilize ambientes arejados, acessíveis, seguros e ergonômicos para todos. 

  1. Reconheça 

Saber valorizar o trabalho das pessoas e suas realizações é essencial. Para isso, promova reconhecimentos públicos, feedback positivo, recompensas e até promoções 


Em resumo

O Employee Experience traz grandes ganhos para as empresas, inclusive maior lucratividade e vantagem competitiva. Para os colaboradores também é extremamente positivo, pois eles encontram na organização, acolhimento e possibilidade de crescimento, além de atuar em um ambiente agradável e com um clima organizacional positivo. 

Para implementar um programa de EX é importante atuar com ferramentas tecnológicas, mapeamento da jornada do funcionário, incorporação de programas de treinamento e reconhecimento. 

Se você também quer implementar o EX na sua empresa, saiba que a Singulahr pode te ajudar com o processo, já que oferece ferramentas que atuam com o desenvolvimento profissional, gestão de conhecimento, registro de ponto, inteligência artificial e mentoria. Entre em contato e comece agora o EX na sua companhia.