Como a inteligência artificial pode apoiar o RH?

Sabe aquelas atividades repetitivas e morosas, como incluir um novo dependente no plano de saúde, solicitar um novo cartão do VR, enviar novamente o informe de rendimento para declaração de IR…Todas elas são burocráticas e fazem parte da rotina da área de Recursos Humanos (RH), mas podem ser sanadas por meio da inteligência artificial, tornando o setor, inclusive, mais estratégico. Como? É o que você confere nesse conteúdo Singulahr.


Inteligência artificial: o conceito

Antes de falar como a inteligência artificial pode ser usada no trabalho de gestão de pessoas é preciso compreender o seu conceito:

“Na tecnologia, a Inteligência Artificial (de sigla: IA; do inglês: Artificial Intelligence, de sigla: AI) é a inteligência demonstrada por máquinas ao executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes, além de ser um campo de estudo acadêmico, no qual o principal objetivo é de executar funções de modo autônomo” (Wikipédia).

Já de acordo com John Haugeland, autor de “Artificial Intelligence: The Very Idea”, inteligência artificial “é o novo e interessante esforço para fazer os computadores pensarem…máquinas com mentes, no sentido total e literal”.

Ou seja, a IA atua com tecnologia inspirada na forma humana de trabalhar, sentir, raciocinar, aprender e até tomar decisões. “Ela faz análises, como nós, entende perguntas e busca respostas para diferentes circunstâncias”, explica Laura Alvarenga Paes, Gerente de projetos da Singulahr.

E por isso mesmo, ela pode ser uma forte aliada do RH na simplificação de tarefas, no atendimento aos colaboradores e no envio de avisos, lembretes.


Inteligência artificial e RH

Com a chegada da inteligência artificial no RH, uma série de mudanças foram sentidas. Para começar, a sua implementação gerou automatização da rotina, diminuiu os erros, agilizou os processos, além de funcionar 24 horas, podendo ampliar o atendimento após o horário comercial.

“Grande parte dos questionamentos que chegam até o RH hoje por meio dos colaboradores são simples e repetitivos, ou seja, podem ser solucionados com automação, chatbot e um processo de inteligência artificial integrados aos sistemas da empresa”, explica Camila Paes, Gerente de negócios da Singularh.

Vale destacar que essa tecnologia não atua apenas com atendimentos reativos, mas proativos também. “A exemplo disso, um aviso de férias pode ser disparado para o funcionário e seu gestor, notificando-os de que é preciso programar para tirá-la”, diz Paes.

Outro ponto interessante, que parece contraditório (mas não é), é o fato de a inteligência artificial tornar mais humano o relacionamento com o colaborador. “Isso porque a organização se torna mais acessível. Então, o funcionário ao obter uma resposta rápida sente que a companhia está mais próxima, ou seja, que se preocupa com ele e com as suas demandas”, destaca Kleber Martins de Souza, Head de Negócios Digitais da Singulahr.


Além disso, estão presentes os seguintes aspectos no uso da IA:

  • Diminuição da burocracia, o que permite que os colaboradores do RH foquem no que realmente importa: estratégia e pessoas;
  • Contribuição com a tomada de decisão do gestor de pessoas, uma vez que oferece a ele informações precisas;
  • Agilidade na seleção de novos profissionais.


A IA ainda vai mais longe, pois pode criar notificações que estimulam o desenvolvimento das pessoas. Ao desenvolver novas habilidades e competências com os treinamentos sugeridos pela ferramenta, os funcionários ganham novas competências e habilidades. “Com isso, os colaboradores obtêm crescimento mais rápido. Já a empresa ganha com inovação, agilidade nos processos, produtividade e, consequentemente, performance”, conta Laura Alvarenga Paes, Gerente de projetos da Singulahr.


Quais são os benefícios que a IA traz para o RH?

Com a assertividade cada vez maior dos dados, da utilização de algoritmos inteligentes, o impacto nos negócios é visível, inclusive, para a gestão de pessoas. 

Uma ressalva importante é a de que a inteligência artificial é um dos aspectos fundamentais para a transição do RH administrativo, burocrático, tarefeiro para o RH estratégico e, os benefícios de sua implementação podem ser sentidos no dia a dia. Veja alguns.

  • Melhoria na jornada do colaborador

Do processo de contratação, passando pela integração, rotina até o desenvolvimento do colaborador. A IA contribui com a sua trajetória. “Ela agrega valor na experiência do funcionário, na jornada dele. Há um ganho real na relação empresa-empregado. É o que vemos na Singularh quando implementamos a ferramenta. E o objetivo é esse mesmo, ter um colaborador mais feliz e que se mantém na empresa”, Kleber Martins de Souza, Head de Negócios Digitais da Singulahr.

  • Assertividade para a tomada de decisões

Dados preciso e tomadas de decisão mais assertivas é o que a IA proporciona. Ela atua como um guia, trazendo indicadores importantes que servem para a análise do negócio. A exemplo disso está a taxa de absenteísmo, de turnover, de desenvolvimento de pessoas e até de satisfação.

  • Aumento da performance do RH

“Foco no que importa: pessoas”, ressalta Kleber Martins de Souza, Head de Negócios Digitais da Singulahr. “É para isso que a IA atua, ou seja, para que o RH deixe as atividades rotineiras para trabalhar com foco estratégico”. Dentro deste novo viés, inclusive, a área passa a ser vista de forma diferente pelo board, já que usa o tempo para tratar de assuntos mais relacionados ao negócio e a performance da companhia por meio dos ativos humanos. 

  • Melhores contratações

Triagem e análise de perfis podem ficar por conta da tecnologia. A IA organiza em meio aos currículos quais têm maior chance de ocupar o cargo. Isso porque leva em consideração os filtros destacados pelo recrutador, além das palavras-chave.

  • Redução de Custos

Como a IA atua com dados que contribuem com os processos de contratação, diminuição de tarefas operacionais, redução de erros, além de trazer mais agilidade e apoio na tomada de decisão, por tudo isso, ela acaba gerando redução de custos, além de trazer vários outros ganhos, conforme citado anteriormente, tais como retenção de talentos e foco no RH estratégico.

  • Desenvolvimento de pessoas

Com base no perfil dos funcionários e com integração no seu plano de desenvolvimento, a IA pode sugerir cursos, palestras bem como conteúdos que o ajudem no processo.


Em resumo

A IA é uma tecnologia criada para pensar, racionar, analisar e aprender baseada no modo humano. Ela contribui com a automação de processos morosos e rotineiros para dar espaço a atuação de um RH estratégico, com foco em pessoas e nos negócios. 

Além disso, com o uso da IA no RH vários outros benefícios são sentidos em toda a corporação, como redução de custos, desenvolvimento de pessoas, diminuição do turnover, atração e retenção de talentos e tomada de decisões mais assertivas com base em dados.


Singulahr – a revolução do RH

Desenvolvimento profissional, gestão do conhecimento, registro de ponto, inteligência artificial, mentoria … E tudo que você precisa para criar a melhor jornada para o colaborador no mesmo lugar. Essa é a Singularh – uma HR Tech nascida do berço de inovações tecnológicas, o Grupo Stefanini, ou seja, que tem em seu DNA a solução de desafio. Afinal, investir em pessoas traz resultados diretos para o seu negócio, sabia disso? 

Segundo a pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela Gallup, colaboradores motivados e engajados são muito mais produtivos, fato que transforma horas trabalhadas em valor. Ao estudar 25 milhões de empregados, em 195 países e 70 idiomas, verificou-se que, com equipes motivadas, há uma redução de 37% no absenteísmo, 65% no turnover e 41% nos defeitos de qualidade, em contrapartida de aumentos de 10% na conquista de clientes, 21% na produtividade e 22% na rentabilidade das empresas.

Além disso, a experiência do colaborador reflete a experiência do cliente. Afinal, um colaborador satisfeito tende a fechar melhores negócios e executar um menor atendimento do que aqueles que não se sentem felizes.

Conheça a Singularh e comece agora a transformação digital da gestão de pessoas.